terça-feira, 22 de março de 2011

Portugal

Portugal é tudo de bom, o tempo é ótimo; a maioria das coisas são mais baratas e você fica perto de tudo onde precisa ir. O único problema é a falta de empregos e auxílio do Governo com bolsas acadêmicas. A partir do momento que isso melhorar, Portugal será um lugar "perfeito" pra se viver, pois além do que eu escrevi antes, as pessoas são hospitaleiras, super bem educadas e não ficam mexendo com você, fazendo provocações bestas como havia e ainda deve haver no lugar onde eu nasci e cresci.
Sinto falta da minha família, dos meus amigos e da minha Tainá aqui comigo pra desfrutar tudo de bom que Portugal oferece junto comigo, além é claro dos países vizinhos que eu quero muito conhecer aí por agosto, que será meu mês de férias aqui.

domingo, 6 de março de 2011

Momentos...

Como todos sabem, estou em Portugal. Estar aqui é muito bom, estou aprendendo muito com muitas coisas diferentes, mas como nem tudo é um mar de rosas, também estou sofrendo. Sofrendo porque para eu estar aqui onde estou agora, eu tive que deixar muitas coisas para trás - mesmo que temporariamente - minha família, meus amigos, meu amor, meus gatos (que pra mim são meus filhos). A saudade aperta e machuca com força a cada instante que eu fico sem ter o que fazer.
Para que isso não aconteça, procuro ocupar minha mente de qualquer forma, a todo instante, fazendo várias coisas. Saindo, jogando bola ou simplesmente caminhando à esmo.
Mas as noites chegam e o frio lá fora chega a ser tanto que eu não tenho outra alternativa se não voltar pro quarto. Converso com minha família e meu amor pelo skype e ao mesmo tempo em que estou matando a saudade também sinto mais ainda, pois estou os vendo e não posso tê-los comigo.
Minha melhor amiga, meu amor, minha ouvinte de desabafos, minha confidente se queixou ontem pra mim da minha ausência para com ela. Juro que seu pudesse eu a tele-transportaria para cá para que ela ficasse sempre comigo, pelo menos em corpo, porque na cabeça e do coração ela não sairá jamais, mesmo que eu quisesse (o que não é o caso).
Eu amo todos aqueles que deixei no Brasil. Com certeza amo demais, e me dói saber que eles estão passando por situações complicadas, além de sofrerem com a minha ausência.
Minha irmã está numa fase muito complicada da vida dela, como foi com aconteceu com todos os outros na idade dela, além de que ela pegou uma gripe muito forte. Anda com dor de cabeça, febre, dor de ouvido, garganta ruim e não posso estar lá para reconfortá-la. Minha mãe acha que está com gastrite nervosa pelas dores que ela anda sentindo no estômago. Meu pai está trabalhando noites a fio pra me sustentar aqui. E isso, querendo ou não, pesa a minha consciência.
Momentos bons e ruins ao mesmo tempo estes que estou passando, bom se fosse se todos estivessem aqui comigo, assim eu poderia estar perto de todos e ajudar no que fosse necessário, aprender com o intercâmbio e VIVER!!!
Acredito eu que assim que eu começar a pegar o ritmo da faculdade daqui, estudar mesmo, o ano irá passar voando e logo tudo isso irá se acabar. Porém, penso seriamente em voltar pra cá depois que concluir meus estudos. Talvez fazer uma pós graduação aqui na Europa ou no Canadá, talvez. Só que quando eu voltar, quero trazer comigo, pelo menos a Tainá, o único e grande amor da minha vida, aquela a qual não tenho mais como viver sem.
Aproveito este post também para dizer que amo muito a minha mãe, a mulher que me criou, que me educou, a quem sou grata todos os dias da minha vida, porque é graças a ela que sou o que sou. Assim como da mesma forma, agradeço meu pai, pelos mesmos motivos. Cada um com seu jeito de pensar e de agir. A combinação das atitudes dos dois que me fizeram ser como sou, creio eu uma pessoa determinada a atingir meus objetivos, mesmo que tendo que fazer sacrifícios; uma pessoa que adora distribuir carinho; uma pessoa muito bem educada com todos. Claro que tenho também meu defeitos, mas isso todo mundo tem.

Quero finalizar com duas frases de grandes filósofos antigos (Sócrates e René Descartes): "Só sei que nada sei" e "Penso, logo existo". Creio que estas duas frases venham bem a calhar neste momento que estou vivendo.